sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Que futuro desta classe política?

Olá Câmaralobenses, Amigos e camaradas...
in google imagens
Hoje ao ler o Diário de Notícias da Madeira, suplemento Carta de Leitores, deparei-me com dois textos os quais subscrevo na integra.
Por concordar com tais textos e com ojetivo de refletirmos sobre as políticas utilizadas pelos nossos políticos decidi partilhar convosco, tais cartas:

De João Bento: CARTA ABERTA AOS POLÍTICOS
"Creio que vou perguntar aquilo que todos gostariam de perguntar: Todos pedem sacrificios, pergunto o porque que os politicos e deputados continuam a ter ajudas de custo, carros de alta cilindrada, e não dao o exemplo cortando em 20% a 30% dos seus ordenados. Temos o mesmo nivel de vida que o resto da Europa, com salários baixos, mas em média os politicos e deputados portugueses ganham em média mais que os politicos estrangeiros.  
Porquê?
- Pergunto porque sendo eleitos pelo povo, para governar e gerir as contas da Madeira e do país, continuam a gerir mal, a gastar mal, a investir mal, e porque que não gerem de forma como uma empresa? Sabemos que nem sempre dá "lucro", mas continuam tipo telenovela a insultarem-se uns aos outros em vez de convergirem ideias e esforços para evitar calamidades.
Pergunto, qual a lógica segundo o nosso 1º ministro que temos de empobrecer para nos tornarmos competitivos; por acaso a Alemanha, a Inglaterra, a França, a Noruega, a Suécia entre outros são "ricos" e não competitivos?
Pergunto, porque que a educação continua a sofrer cortes, a saude, quando para nos tornarmos competitivos precisamos de inovação, especialização, saude, onde estao as escolas com educação fisica como deve de ser, tecnico-profissionais como deve de ser, saude como deve de ser? ...entre muitas outras coisas.
Porque que os politicos não defendem o que produzimos, a especialização na pesca, na agro-pecuária, agricultura, carpintaria, electricidade...?
Porque que deixam os jovens ir para fora? Acham que eles vão voltar? Duvido muito.
Porque que um velhinho que trabalhou toda a sua vida e descontou, recebe uma reforma de 200€, e deputados e politicos que fizeram as asneiras todas recebem fortunas?
Porquê que a justiça continua a deixar impune estes individuos que são pagos pelo nosso dinheiro e não fazem o seu trabalho como deve de ser nem agem com profissionalismo?
Porquê? Porquê?... Espero que alguem dê respostas de bom senso e que justifiquem estes sacrificios."

De Juvenal Pereira: A QUEDA DOS ANJINHOS!
"- Eu bem te disse que a ideia não era boa do teu partido integrar o governo de Lisboa.
- Pois. Aquela gente devia ter sido aconselhada por alguns imbecis que também ignoravam a verdadeira situação do País.
Nunca cheguei a entender, se foi por ignorância ou por ansia de PODER.
 - Não sei, nem quero saber, mas que estão enterrados até ao pescoço, é bom de ver.
 - Isso é verdade. Agora, por mais que se queiram deitar de fora, já é tarde.
 - Coitadinhos, caíram que nem uns anjinhos!
 - No entanto, tenho fé e esperança que após esta "tempestade" venha de novo a bonança.
Também pensei que o Senhor Presidente da Republica ao convocar o Conselho de Estado fosse meio caminho andado…já que em tempo de crise ele deve ouvir e se aconselhar é com gente de juízo!
- Pois, mas a maior parte daqueles, com os quais ele pensa se aconselhar, já governou e alguns ainda estão a governar e são também responsáveis por este País estar de "pernas para o ar"!
- Bom, mas esses ele não deve escutar.
- Então com quem é que se vai aconselhar?
- Realmente, coitado do senhor Presidente!
- Na minha opinião ele só tinha a tomar uma decisão e devia toma-la sozinho: Formar um novo governo liderado pelo nosso Joãozinho!
- Isso seria a nossa salvação! O país até poderia piorar, mas lá a nossa terra ia prosperar.
Para avaliar as nossas contas ele mandava para cá uns daqueles "contabilistas "que ele lá conhece, de grande saber e maestria, que em "dois tempos" a nossa divida desaparecia.
- E de que maneira! Em pouco tempo já era Lisboa que devia à Madeira!
- Era sorte de mais, mas coitados dos nossos irmãos continentais, teriam de trabalhar toda a vida para nos pagar a divida.
- Podes crer que até a maldita da "troika" ia ter dinheiro a devolver.
- Ora se tinha. Nem que fosse por uma questão de consciência faziam a transferência…depois de verem as nossas continhas todas certinhas e de se terem dado conta do facto de nem um cêntimo ter sido mal gasto! 
- Meu amigo, deixemos de sonhar acordados e vamos pedir a Deus que nos ajude a sair deste buraco!
- Talvez com um novo governo, liderado por um partido vocacionado para as obras de caridade - bem precisa a nossa pobre sociedade - que defenda a moral, os bons costumes, os valores da família…
- Ei,ei, é melhor não falarmos nessa" coisa" da família. Quando oiço um tipo a falar muito nas famílias, nas famílias, é quase certo de que já não vive com a mulher há mais de quinze dias!
Que venha um governo sério, competente,trabalhador,justo, mas sem demagogias!
- Tens razão. Por mim espero até uma nova encarnação!"
Sem mais assunto.
atentamente e, sempre, ao dispor
cumprimentos
Carlos Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário