terça-feira, 17 de abril de 2012

ESCOLA A TEMPO INTEIRO ????

Olá Câmaralobenses, Amigos e camaradas...
Motivo errado para termos escola a tempo inteiro
in google imagens  
Esta semana o PS-Madeira e o Laboratório de Ideias realizam um debate intitulado: “Escola a Tempo Inteiro: Pós e contras”.
É claro que este tema é pertinente e atual. Pois debate-se a revisão do estatuto do aluno e também, prevê-se, uma revisão estrutural na educação sob a orientação do senhor ministro da educação, Sr. Crato.
Eu tenho dupla visão sobre o tema, pois sou professor e Encarregado de Educação.
Deixo hoje aqui alguns considerandos favoráveis da implementação da escola a tempo inteiro!
Entendo o facto da maior parte dos Encarregados de Educação defenderem a escola a tempo inteiro. Pois é uma forma de ter os alunos ocupados enquanto trabalham para poderem disponibilizar-lhes mais e melhor do que usufruíram.
As leis laborais não facilitam no sentido de um dos progenitores permanecer em casa para melhor acompanhar o processo educativo dos seus filhos.
A escola a tempo inteiro traz benefícios no que diz respeito às atividades extracurriculares disponibilizadas para os alunos. Projetos, apoios, desporto, entre muitas outras atividades são realizadas/disponibilizadas na escola.
Mas não podemos esquecer que a escola a tempo inteiro carece de infraestruturas e pessoal (capacitado e habilitado) para dar resposta ao desafio. Implica, obviamente, maior investimento por parte dos governos.
Estaremos todos (Governos, Encarregados de Educação, Alunos, Professores e toda a comunidade escolar) preparados para este desafio? Existirá verba para manter? Estas e outras questões surgem. Mas com os imensos cortes financeiras, efetuados nas secretarias e ministérios da tutela, duvido que tenham resposta positiva.
Em média o governo investe (para os menos crentes diriam gasta) 4000€ anos por cada aluno! Haverá verbas? Tenho dúvidas…
Escola a tempo inteiro é benéfica?
Entendo que sim pois o aluno tem mais e melhores meios, aos seus dispor, para poder enriquecer o seu conhecimento e assim realizar o seu processo educativo com maior fundamentado e direcionado no sentido de potenciar as suas capacidades.
Todos os alunos são bons em alguma coisa! Cabe a Escola (Conselho Executivo, pessoal docente, pessoal não docente e alunos) disponibilizar uma diversidade de atividades de modo a potenciar essas APRENDIZAGENS.

Será a escola a tempo inteiro a solução?

Fica a questão no ar….

atentamente e sempre ao dispor
cumprimentos Carlos Gonçalves


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