Olá Câmaralobenses, Amigos e camaradas...
Motivo errado para termos escola a tempo inteiro in google imagens |
Esta semana o PS-Madeira e o Laboratório de Ideias realizam um
debate intitulado: “Escola a Tempo Inteiro: Pós e contras”.
É claro que este tema é pertinente e atual. Pois debate-se a
revisão do estatuto do aluno e também, prevê-se, uma revisão estrutural na
educação sob a orientação do senhor ministro da educação, Sr. Crato.
Eu tenho dupla visão sobre o tema, pois sou professor e
Encarregado de Educação.
Deixo hoje aqui alguns
considerandos favoráveis da implementação da escola a tempo inteiro!
Entendo o facto da maior parte dos Encarregados de Educação defenderem
a escola a tempo inteiro. Pois é uma forma de ter os alunos ocupados enquanto
trabalham para poderem disponibilizar-lhes mais e melhor do que usufruíram.
As leis laborais não facilitam no sentido de um dos progenitores permanecer
em casa para melhor acompanhar o processo educativo dos seus filhos.
A escola a tempo inteiro traz benefícios no que diz respeito às
atividades extracurriculares disponibilizadas para os alunos. Projetos, apoios,
desporto, entre muitas outras atividades são realizadas/disponibilizadas na escola.
Mas não podemos esquecer que a escola a tempo inteiro carece de
infraestruturas e pessoal (capacitado e habilitado) para dar resposta ao
desafio. Implica, obviamente, maior investimento por parte dos governos.
Estaremos todos (Governos, Encarregados de Educação, Alunos,
Professores e toda a comunidade escolar) preparados para este desafio? Existirá
verba para manter? Estas e outras questões surgem. Mas com os imensos cortes
financeiras, efetuados nas secretarias e ministérios da tutela, duvido que
tenham resposta positiva.
Em média o governo investe (para os menos crentes diriam gasta)
4000€ anos por cada aluno! Haverá verbas? Tenho dúvidas…
Escola a tempo inteiro é benéfica?
Entendo que sim pois o aluno tem mais e melhores meios, aos seus
dispor, para poder enriquecer o seu conhecimento e assim realizar o seu
processo educativo com maior fundamentado e direcionado no sentido de potenciar
as suas capacidades.
Todos os alunos são bons em alguma coisa! Cabe a Escola (Conselho Executivo,
pessoal docente, pessoal não docente e alunos) disponibilizar uma diversidade
de atividades de modo a potenciar essas APRENDIZAGENS.
Será a escola a tempo inteiro a solução?
Fica a questão no ar….
atentamente e sempre ao dispor
cumprimentos Carlos Gonçalves
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