quinta-feira, 13 de junho de 2013

Passado, Presente e Futuro de Câmara de Lobos....


Olá Câmaralobenses, Amigos e camaradas...
imagem in google.pt

No passado dia 11 de junho a RTP - Madeira, transmitiu o seu programa Interesse Público que abordou o presente, analisando o passado e perspectivando  o futuro do concelho de Câmara de Lobos.

Das várias intervenções dos oradores e convidados conclui que o futuro está no Turismo!!!
A minha opinião é que também passa por esse sector! 
No meu ponto de vista entendo que o que Câmara de Lobos necessita é de políticas de proximidade.
A experiência que obtive nestes  (quase) 4 anos faz-me concluir que devemos divulgar, mais, o nosso comercio e principalmente criar condições (taxas atrativas e mais valias) para que os empresários invistam no município de modo a criar mais, e melhores,  postos de trabalho para os muitos desempregados Câmaralobenses.
Uma outra área de intervenção, provavelmente a principal, terá de ser no social. Apoiar as instituições de solidariedade, pois são estas que têm o  conhecimento, verdadeiro, da realidade social Câmaralobense.
Criar condições para que os residentes permaneçam e atraiam ainda mais residentes (baixa de IMI; renegociar os contratos (Data Rede e da ARM) entre outras ações).
Apostar na manutenção dos espaços públicos, e conclusão das obras que foram iniciadas, em determino de novas construções.
Chamar a população a intervir nas decisões municipais (levando as reuniões públicas a todos os concelhos) e principalmente criar um orçamento participativo (uma percentagem do orçamento municipal é deliberado pela assembleia de munícipes e executado pelo município).
Com o avanço das tecnologias é inconcebível que tenhamos de digerir à sede do concelho para entregar , ou consultar, um documento. Hoje já existem programas (exemplo utilização da rede intranet) que possibilitam a consulta dos diversos projetos, documentos, informações em qualquer parte do mundo. Por isso deveriam ser implementados no município estratégias/medidas de  aproximação, da câmara, aos munícipes.

Em suma Câmara de Lobos necessita de gente com visão Futurista mas que não se esqueça de analisar o passado, refletir o presente como preparação do Futuro.

Câmara de Lobos e os Câmaralobenses necessita de um presidente presente e que tenha como principal qualidade saber gerir conflitos interpessoais e uma outra Gestão de meios, pois com a atual conjuntura económica e social os conflitos surgirão com maior regularidade.
Câmara de Lobos e os Câmaralobenses não necessitam de técnicos, como presidente, pois técnicos são todos os colaboradores da câmara!

Afinal de contas Câmara de Lobos tem tudo e nada tem!
E para findar deixo-vos no ar a seguinte questão: Que Futuro queremos para Câmara de Lobos?
atentamente e, sempre, ao dispor.
cumprimentos
Carlos Gonçalves







Sem comentários:

Enviar um comentário