Olá Câmaralobenses, Amigos e camaradas...
Hoje quero vos deixar os documentos, extensos, da proposta (terrível do governo Regional) do ORAM para 2012 - (Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2012)!
Como eu estava curioso em saber quais são as linhas orientadoras para o ano que corre, pensei que talvez existiriam mais pessoas com as mesmas preocupações. Por isso entendi disponibilizar, via site da Assembleia Regional, os vários documentos que fazem parte da proposta.
Abri aleatoriamente dois ou três documentos e verifiquei duas ou três situações que justificam o facto de ter apelidado de Orçamento Terrível:
- Aumento nos impostos (diretos e inderetos), redução no poder de compra, duvidas se existirá taxas moderadoras nas urgências (mesmo com mais 30 milhões€ comparando com ano anterior), Investimento com objetivo eleitoralistas, entre outros que irão dificultar a vida do povo Madeirense e Portosantense. Em suma irá bater, de manhã até à noite, no povo!
- Mais um aval para o JM (empréstimo de 3 milhões para o Jornal da Madeira);
- novo imposto sobre as embalagem não reutilizáveis (previsão da receita 3 milhões €);
- Prevê receber mais 9% do imposto de consumo de bebidas alcoólicas (acreditam que o povo Madeirenses e Portosantenses irão beber para esquecerem a triste situação que nos colocaram!);
- As grandes obras têm todas o prazo de conclusão previsto para 2015 (ano de eleições regionais) e as médias têm previsão para 2013 (eleições autárquicas). (mesmo em momentos de crise utilizam os dinheiros públicos com fins eleitoralistas, basta ver o que estão fazendo com as obras do temporal de20/02/2010!);
- 15 milhões é o valor aproximado para o funcionamento da Assembleia Regional (Jackpot aos partidos incluído; cerca de 25% da verba atribuída à Cultura, Turismo e Transporte; Lindo....);
- 9,9% taxa prevista para o desemprego (espero bem que sim, mas não acredito; a taxa de desemprego em 2011 foi de 13,8%);
- Câmara de Lobos mais uma vez é esquecida (poderá ser uma ilação precipitada) mas não parece!
Dúvidas, mais dúvidas e ainda mais dúvidas são as primeiras ilações que retiro da leitura oblíqua e nada técnica desta proposta.
Com mais tempo darei mais informações.
Eis os documentos:
Proposta, do Governo Regional da RAM, para o Orçamento Regional de 2012
Mapas
Relatório / Anexos
São vários documentos muito maçadores. Mas são as propostas e linhas orientadoras, do Governo Regional, para o Ano de 2012 da Região Autónoma da Madeira.
atentamente e, sempre, ao dispor
cumprimentos
Carlos Gonçalves
Sem comentários:
Enviar um comentário