terça-feira, 15 de novembro de 2011

BALANÇO, NEGATIVO, DA ADESÃO À EMPRESA ARM

Olá Câmaralobenses, Amigos e camaradas…
Hoje realizei uma conferência de imprensa com objetivo de dar-vos a conhecer mais uma medida, negativa, tomada por quem gere o município de Câmara de Lobos.
Falo-vos da adesão da Câmara de Câmara de Lobos à empresa ARM (Águas, Resíduos da Madeira).
Esta é a empresa que gere o lixo, água e esgotos de 5 município da Região Autónoma da Madeira (Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Santana, Machico, e Porto Santo).
1 de Julho foi a data em que, esta empresa, entrou em serviços no município de Câmara de Lobos. E a partir desta data todos nós Câmaralobenses, verificam que:
·         As faturas têm aumentado consideravelmente ao longo destes meses;
·         A recolha do lixo não tem sido realizada com a frequência e nos dias que ocorriam quando era o município a gerir;
·          Os ecopontos estão constantemente cheios. Este facto não é sinónimo de aumento da triagem por parte dos Câmaralobenses mas sim redução no número de recolhas realizadas;
·         Por vezes, o mesmo camião recolhe o papelão, embalão e vidrão. A senhora vereadora, responsável pelo pelouro, diz que é normal ocorrer pois na estação de tratamento procedem à triagem. A questão que coloco-vos é: Porque razão, os Câmaralobenses, realizam a separação?
Mas isto não é tudo:
A empresa prometeu aos trabalhadores do município melhores condições, salariais e laborais, para que estes se transferissem para a empresa ARM. A maior parte aceitou, transferir-se, mas na realidade continuam com as mesmas condições laborais e salariais.
Numa análise rápida do contrato estabelecido entre a ARM e o senhor presidente, verifica-se mais situações:
·         A água paga pela Câmara à empresa será superior em 20%;
·         A empresa está isenta de pagamentos de taxas por utilização do domínio público o que implica redução na receita.
·         A qualquer altura a empresa poderá devolver, à Câmara, as infra-estruturas que não necessite;
·         Tendo em conta que Câmara de Lobos é dos Municípios com menor poder de compra, segundo INE, e é dos municípios com mais famílias numerosas. Este contrato em nada fala no que concerne as tarifas dos agregados numerosos;
Por estas e outras mais razões o PS entende que este contrato em nada beneficia os munícipes Câmaralobenses.
Por isso votou-se contra à adesão da Câmara na empresa ARM.
E por fim deixo-vos uma pergunta como reflexão: “ Porque razão os municípios do Funchal e Santa Cruz não aderiram à empresa ARM?”
Atentamente e ao dispor
Cumprimentos
Carlos Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário